Translate this Page
Nos ajude
O que achou do site Paroquial?
Bom
Ruim
Mais ou Menos
Relevante
Ótimo
Muito bom
Precisa melhoras
Péssimo
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (41 votos)




ONLINE
2





Partilhe esta Página





Total de visitas: 4624
Notícias
Notícias

 

 

Campanha da fraternidade faz refletir sobre o Tráfico Humano

Essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado á imagem e semelhança de Deus

Postado por Willian Nunes

Como acontece todos os anos, no tempo da quaresma, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros, promove a Campanha da Fraternidade, alertando a sociedade e fazendo todos refletir sobre um dos problemas que afetam a vida e a pessoa humana. Neste ano, o assunto é sobre o Tráfico Humano. O tema é “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (GL5,1).

O cartaz da Campanha da Fraternidade quer refletir a crueldade do tráfico humano. As mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos irmãos e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes. A mão que sustenta as coercitiva do tráfico, que explora vítimas que estão distantes de sua terra, de sua família e de sua gente.


Essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado á imagem e semelhança de Deus. A sombra na parte superior do cartaz expressa as violações do tráfico humano, que ferem a fraternidade e a solidariedade, que empobrecem e desumanizam sociedade.


As correntes rompidas e envoltas em luz revigoram a vida sofrida das pessoas dominadas por esse crime e apontam para a esperança de libertação do tráfico humano. Essa esperança se nutre da entrega total de Jesus Cristo na cruz para vencer as situações de morte e conceder a liberdade a todos. “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (GL 5.1), especialmente os que sofrem com injustiças, como as presentes nas modalidades do tráfico humano, representadas pelas mãos na parte inferior. A maioria das pessoas traficadas é pobre ou está em situação de grande vulnerabilidade. As redes criminosas do tráfico valem-se dessa condição, que facilita o aliciamento como enganosas promessas de vida mais digna. Uma vez nas mãos dos traficantes, mulheres, homens e crianças, adolescentes e jovens são explorados em atividades contra a própria vontade e por meios violentos.

Veja também o Vídeo da campanha 


 

Casar na igreja - tudo sobre Curso de Noivos

 

 

Se vai casar na igreja, saiba tudo o que precisa sobre o curso de noivos!

Para os casais que pretendem casar na Igreja Católica um dos imperativos com que se deparam é o de freqüentar um curso de noivos.
Certamente muitos casais já ouviram falar dele, mas o que é de fato um curso de noivos, para que serve, e qual a sua importância para o casamento?

Objetivo

O curso de noivos é ministrado pela própria igreja onde os noivos desejam casar. Contudo, ao contrário do que se pensa, este curso não pretende ensinar etiqueta ou comportamento social durante a cerimônia.
Este curso tem, sim, por objetivo, falar sobre questões familiares, de união, de mútuo respeito, de tolerância, de amor, de filhos, enfim, sobre os pilares fundamentais que sustentam uma convivência familiar e um matrimônio para quem segue os valores da Igreja Católica.
Este curso assume grande importância, pois pretende orientar o casal para que saiba administrar e superar os diversos conflitos que poderão surgir durante a sua vida conjugal.

Como é ministrado

Através de palestras e testemunhos de outros casais, do apoio médico e psicológico, e grande parte das vezes na presença do sacerdote, este curso ajuda o casal a perceber a importância e o verdadeiro significado de se casar na igreja, a importância da família e a visão que Deus tem para ela.

Data

O curso deveria ser realizado, no mínimo, com seis meses de antecedência do casamento, para que os noivos tenham tempo suficiente para refletirem sobre a importância do matrimônio e para estarem de fato convictos de que querem realmente viver a vida a dois segundo os valores defendidos pela Igreja Católica.

Duração

A duração do curso poderá variar consoante a igreja e o local escolhido, mas, por norma, o curso é ministrado ao longo de dois dias inteiros, normalmente aos sábados e domingos.
Contudo, algumas igrejas dividem também o curso ao longo de quatro sábados e domingos.

Certificado

Após completar o curso, os noivos recebem um certificado que comprova que poderão casar-se na Igreja Católica.